top of page
Buscar
Foto do escritorArq. Fabiana Barreira | MBA em Plataforma BIM

O que é e para que serve o LOD?

Quando se trabalha com BIM, parte-se da ideia de que o trabalho é colaborativo. Com isso, vários processos precisam ser padronizados e classificados, para que todos entendam da mesma forma a informação contida nos modelos.


Uma dessas definições é o LOD, em português níveis de desenvolvimento. A partir de uma classificação criada pela AIA (Instituto Americano de Arquitetura), os níveis de desenvolvimento auxiliam na organização do conteúdo dos elementos de um modelo BIM. O principal objetivo da utilização do LOD é organizar a informação e a geometria inserida nos elementos dentro do modelo, em cada uma das etapas do processo.


O LOD também se faz necessário para que todos os envolvidos no processo entendam a confiabilidade daqueles elementos, em cada etapa do desenvolvimento do modelo BIM!


As classificações são várias, e não são engessadas. Você pode criar uma que funcione para o seu processo de projeto, simplificando ou detalhando, desde que cada etapa de desenvolvimento esteja bem definida entre todos os envolvidos.


Mas afinal, como são classificados os níveis de desenvolvimento?


LOD 100: Aqui geralmente está na fase de concepção! Ou seja, os elementos são apenas volumétricos, sem precisão ou localização definitiva. Não existe informação contida no elemento.


LOD 200: Os elementos já têm tamanho, forma e localização mais aproximados. Ainda são genéricos, mas já pode-se ter alguma informação (não gráfica) contida. Nessa etapa, o projeto ainda precisa de uma aprovação para ser mais detalhado.


LOD 300: Já temos definições de forma, tamanho, materiais e localização precisos! Juntando às Informações inseridas no elemento, já se pode fazer a documentação do projeto e realizar um levantamento de custos.


LOD 400: Nesse momento, nem todos os elementos do modelo precisam entrar. Esse LOD representa a etapa de fabricação e/ou montagem do elemento. Envolve detalhes referentes à instalação e geometrias mais aprofundadas que certos elementos do projeto precisam para serem executados.



LOD 500: Representa exatamente aquilo que foi executado na obra (As built). Para que ele exista, é necessário que haja um acompanhamento da obra para a atualização do modelo.



Nem todos os elementos precisam estar no mesmo LOD durante uma mesma etapa, ou até mesmo no final do processo. Alguns elementos podem conter apenas a informação inserida, como por exemplo, um link que direcione para o site do fabricante. Esse tipo de solução ajuda a manter o modelo mais leve. Imagine modelar as dobradiças e ferragens das esquadrias de um prédio de 18 andares?! É nessas horas que precisamos fazer uso da informação!


É importante ressaltar que para definir o detalhamento de um modelo, é importante entender desde o início da modelagem para quê ela está sendo feita. Os diferentes usos do BIM podem te ajudar a estabelecer o nível de desenvolvimento necessário durante e ao fim do processo!


E ai, pronto para definir os LODs do seu modelo?!

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page