- Arq. Fabiana Barreira | MBA em Plataforma BIM
- 2 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Quando se trata do planejamento da obra, uma das principais dificuldades vistas no mercado da construção civil, é a visualização da construção em relação ao tempo e ao espaço. A utilização do BIM 4D, ainda muito escassa no Brasil, traz grandes vantagens para o desenvolvimento desse planejamento!
Com a união de um modelo geométrico e um cronograma de tempo, pode-se visualizar todo o sequenciamento da construção ou das etapas de pré-construção, possibilitando então, a simulação de tudo que será construÃdo definitivamente ou temporariamente. Ao vincularmos os elementos de um modelo 3D com as atividades do cronograma em que eles estão inseridos, este passa a ser um modelo 4D.
A simulação do cronograma pode ser feita em qualquer nÃvel da EAP, desde que os elementos que a representam estejam no modelo. É possÃvel realizar todo o acompanhamento e gestão da obra, visualizar as tarefas que estão adiantadas e atrasadas, além de facilitar o controle da produtividade da equipe.
É possÃvel também fazer simulações do canteiro de obras, auxiliando no estudo de logÃstica, onde é possÃvel inserir no modelo equipamentos de uso temporário, como a grua, cremalheira, e até mesmo estruturas de canteiro, permitindo a visualização das interferências desses elementos na construção e no seu avanço fÃsico.
Com todas essas definições feitas previamente, o modelo 4D vai ajudar a trazer benefÃcios como:
Facilidade no entendimento do sequenciamento da obra;
Melhor visualização do avanço fÃsico da obra para o cliente;
Melhor gestão e controle de produtividade;
AuxÃlio no estudo de logÃstica de canteiro;
AuxÃlio na elaboração do plano de ataque;
Para que tudo isso seja possÃvel, é importante definir todos os objetos e etapas que farão parte dessa simulação, para que desde o inÃcio, o modelo contenha os elementos e informações necessárias para cada tipo de análise (Ex: detalhamento dos elementos da construção; elementos temporários que precisam ser modelados, etc) e o próprio planejamento tenha as atividades (Ex: planejamento será curto ou médio prazo?), juntamente com suas durações, que serão exploradas.
E aÃ, que tal iniciar a modelagem 4D e usufruir de todos esses benefÃcios? Dá uma olhadinha nessa simulação do planejamento desenvolvida por nós!

